Ordem DeMolay

INTRODUÇÃO

A Ordem DeMolays foi criada no ano de 1919, fruto da interação entre um Maçon e um jovem rapaz, quando se conheceram num momento de adversidade. Parece que estes momentos trazem o florescer de grandes acontecimentos!

Em janeiro de 1919, Frank Sherman Land recebeu um telefonema de um Maçom chamado Sam Freet. Ele pediu a Land que recebesse, como pupilo, um jovem órfão de pai que precisava de um emprego e alguma orientação. O rapaz em questão chamava-se Louis Gordon Lower, tinha 17 anos e ajudava a mãe a manter a família depois da morte do seu pai, Elmer Lower, que tal como Freet e Land, era obreiro da Loja maçónica Ivanhoe.
A experiência da interação entre os dois foi excelente! Tanto, que Land teve a ideia de juntar mais jovens convidados por Lower para se reunirem como que um clube. O jovem pupilo concordou e convidou mais oito jovens: Ralph Sewell, Elmer Dorsey, Edmund Marshall, Jerome Jacobson, William Steinhilber, Ivan Bentley, Gorman McBride, and Clyde Stream. Ao receber estes jovens, aquele homem, que não era muito mais velho que os rapazes, sugeriu a criação formal de um clube no qual eles pudessem reunir-se e realizar atividades saudáveis, organizadas e sob a supervisão de um adulto. A ideia foi aceite por todos com entusiasmo.

A criação deste clube foi bastante oportuna, uma vez que era uma época de pós-guerra e muitos jovens que haviam perdido os pais na Primeira Guerra Mundial precisavam de um modelo masculino e uma referência paterna que pôde ser preenchida com o cuidado e amor praticamente paternal que foi assim oferecido por uma equipa de adultos que se juntou a , Frank Sherman Land para cuidar destes jovens.

O passo seguinte foi escolher um nome para este clube. Vários nomes foram citados e nenhum agradava aos rapazes. Um deles sugeriu que, já que estavam num local de reuniões da Maçonaria, era justo que se usasse o nome de alguém ligado à Maçonaria. Mais uma enxurrada de nomes apareceu e nenhum consenso foi atingido até que o nome e a História de Jacques de Molay, cavaleiro francês da Idade Média que exemplificou a fidelidade e lealdade com o seu comportamento de preservar seus amigos da morte certa oferecendo a sua própria vida.

Assim, o novo clube passou a denominar-se Clube DeMolay no dia 24 de março de 1919 (Mais tarde adotara-se 18 de março para coincidir o dia da fundação com o dia em que Molay foi executado).

O clube cresceu e expandiu-se até os mais longínquos lugares da Terra. Foi transformado de clube em Conselho e por fim na Ordem DeMolay que pode ser encontrada em países de grandes proporções como o Brasil ou pequenas ilhas como Aruba.

Em Portugal, a Ordem DeMolay chega com carta patente da atribuída pela DeMolay Nova York e com a iniciação nessa cidade americana dos primeiros DeMolays portugueses, criando-se assim o primeiro capítulo português, o Capítulo Vasco da Gama.