Perguntas mais frequentes
A Maçonaria é uma instituição filosófica, filantrópica e progressista a nível internacional com mais de 300 anos, cujo objetivo máximo é o de estimular o aperfeiçoamento moral e intelectual dos homens e povos que procuram obter a fraternidade universal; ou mais simplesmente, é uma escola de aperfeiçoamento de homens. É uma fraternidade que une os seus membros com um vínculo de harmonia, verdade e amor fraterno, que trabalham indefinidamente pela conquista do progresso e da liberdade, que se dedicam ao estudo das leis da natureza para serem úteis ao próximo. e que cooperam na melhoria da humanidade.
Poderíamos defini-la como a instituição orgânica da moralidade mais absoluta, entendida como um dos elementos do ideal dos homens. O seu objetivo é combater a ignorância, o vício e inspirar amor à humanidade. Os seus princípios são a moralidade universal e a lei natural, ditada pela razão e definida pela ciência.
Na Maçonaria Regular, apenas podem ser admitidos como maçons regulares homens livres e de bons costumes, crentes num principio criador, a que designam Grande Arquiteto do Universo (mas cabendo à livre e íntima consciência de cada um a conceção individual do mesmo, a religião que professa e a forma como o faz) e a exclusão de qualquer controvérsia sobre Política ou Religião e não admite mais diferença entre os homens do que mérito e demérito e não rejeita ninguém pelas suas crenças ou opiniões.
O seu objetivo é ensinar aos seus membros os valores da retidão, responsabilidade pessoal, aprimoramento moral da pessoa e, por meio disso, aprimorar a Humanidade. Essa tarefa é realizada por meio dos rituais de cada grau.
O maçom luta constantemente pela busca da verdade, o desenvolvimento da ciência, a conquista da liberdade, e por uma posição pacífica e legal, mas mantendo-se firme contra o despotismo político e fanatismo religioso.
É preciso ter em mente que a Maçonaria não é um Clube, nem uma Religião nem é uma Organização de Caridade (embora faça caridade) e sendo uma Associação ideologicamente diversa, não propõe uma ação específica na sociedade, mas propõe valores de cuja presença na Sociedade pretende ser obreira e testemunha, sem exclusivismo: valores de tolerância, liberdade, paz, filantropia, defesa dos direitos humanos que exigirão muito dos seus membros sem qualquer retribuição.
A Maçonaria está organizada em Lojas e Grandes Lojas (ou Grandes Orientes), que constituem o núcleo central e o ponto de encontro das suas atividades, propósitos e aspirações. Está estruturada em três graus, Aprendiz, Companheiro e Mestre, nos quais se sintetizam os ensinamentos tradicionais em que se baseia a sua ideologia de valores.
Os princípios da Maçonaria são os da Liberdade, Igualdade e Fraternidade.
Liberdade da pessoa e dos seres humanos, sejam instituições, raças ou nações e em todos os seus aspetos, ou seja, liberdade de pensamento e liberdade de movimento.
Igualdade de direitos e obrigações de indivíduos e grupos humanos, sem distinção de religião, raça, sexo ou nacionalidade.
Fraternidade entre todos os homens e entre todos os povos e nações, porque todos os seres humanos nascem livres e iguais em direitos e dignidades.
Não. A Maçonaria não tem dogmas, tem princípios e ideais, cultiva virtudes, mas sempre com a máxima amplitude de critérios. Dogma, como verdade revelada ou princípio inegável, está nos antípodas da Maçonaria que não reconhece nenhum outro limite além da razão para alcançar o conhecimento.
Um maçom é reconhecido pela atitude positiva perante a vida, a sua racionalidade diante dos fatos que constituem o esclarecimento da ignorância, as suas consequências, a sua fraternidade para com os outros, a sua intenção de experimentar valores nos contextos em que vive. E coexiste, e no desejo constante de dotar a sociedade dos instrumentos necessários para que possamos viver num mundo onde possamos expressar a nossa liberdade, igualdade de oportunidades na sociedade e a fraternidade dos homens.
Na Maçonaria os seus membros são divididos em graus ou, dito de outra forma, diferentes níveis de progresso e compromisso, obrigações e direitos. Cada grau costuma ser distinguido por um determinado ritual, por alguns sinais de reconhecimento e por uma lição moral específica de cada um.
A Maçonaria simbólica é dividida em três graus: o do aprendiz, o do companheiro e o do Mestre Maçom.
No entanto, existem outros sistemas de graus nos vários ritos praticados nos respetivos corpos maçónicos, que permitem ao maçom continuar o seu percurso de aprendizagem.
Pode ser maçom qualquer pessoa de espírito livre, alheia a preconceitos e dogmas de toda espécie, e que tenha as condições culturais e morais que lhe permitam avançar no processo de construção de seu projeto pessoal de realização individual e que acredite nos princípios e valores que defendemos e que estão expressos nos regulamentos e landmarks.
Na Grande Loja legal de Portugal / Grande Loja Regular de Portugal, não. Esta obediência é exclusivamente masculina, e em cumprimento com os antigos landmarks, no entanto, existe em Portugal a Grande Loja Feminina de Portugal, onde só aceita mulheres.
Ambos os géneros: masculino e feminino podem encontrar seu caminho de crescimento espiritual, ético e moral na Grande Loja que se encaixa no seu género e que partilham portanto a mesma filosofia e via iniciática.